Já que os trabalhos foram abertos irei começar minha jornada. Escrevendo sobre o Bahia, claro.
Primeiro gostaria de deixar claro que minha intenção não é comparar um treinador com o outro, até porque cada um presenciou uma fase diferente no clube, com jogadores diferentes, auto-estima diferente e etc. A minha intenção é demonstrar que o tão criticado Arthurzinho, em termos de resultados, não foi tão mal. E tentar trazer os torcedores um pouco para realidade e acabar com esse "Endeuzamento" do nosso bom técnico Paulo Comelli.
Na mesma 18ª Rodada do Campeonato Baiano de 2007 o Bahia encontrava-se classificado, com 4 rodadas de antecedência e com os mesmos 40 pontos que conseguimos este ano.
Em 2007 o time do Campeonato Baiano era: Paulo Musse, Carlos Alberto, Hebert, Rogério e Ávine; Humberto, Fausto, Danilo Rios e Rafael Bastos; Harley e Moré. Técnico: Arturzinho.
Hoje: Darci, Marcone, Rogério, Alison, Luciano Baiano, Fausto, Ananias, Elias, Ávne, Pantico e Didi. Técnico: Paulo Comelli.
2007 - 18ª Rodada
Posição: 2º
Pontos Ganhos : 40
Vitórias: 12
Empates: 4
Derrotas: 2
Aproveitamento: 74%
Gols Marcados: 41
Gols Sofridos: 21
Saldo De Gols: 20
Artilheiros: Fábio Saci - 09 Gols, Moré - 08 Gols e Rafael Bastos - 05 Gols
2008 - 18ª Rodada
Posição: 1º
Pontos Ganhos : 40
Vitórias: 12
Empates: 4
Derrotas: 2
Aproveitamento: 74%
Gols Marcados:29
Gols Sofridos: 10
Saldo De Gols: 19
Artilheiros: Elias - 07 Gols, Pantico - 04 Gols e Didi - 03 Gols
Ou seja, a campanha é incrivelmente igual o que muda é o aproveitamento do ataque e da defesa. E é claro que os dois Bavis que o tricolor venceu, um no barradão 2x0 e outro em Feira de Santana por 1x0.
O ataque do ano passado era melhor do que o desse ano. Os números mostram isso. Foram 41 gols, contra 29 neste ano. No ataque tínhamos (2007) Ednei, Charles, Moré, Harley (que chegou depois do jogo da Copa do Brasil), Fábio Saci (que era o titular) e Amaury. Hoje temos Charles, Didi, Pantico, Jorginho, Anderson Costa (que já foi embora) e Reinaldo Aleluia. É uma briga de foice pra saber qual é melhor, mas os números parecem ser categoricos.
Na defesa do ano passado tínhamos Hebert (que foi contratado em um baba no clube do Baneb), Rogério e Marcone que no começo quebrou uma por ali. Hoje temos Alison, Cléber Carioca, Rogério e Marcone que vem desempenhando papel de zagueiro pelo lado direito, quando o time joga com 3 zagueiros.
É indiscutível que a defesa deste ano é muito melhor, sofreu apenas 10 gols contra 21 do ano passado. Não só os números comprovam isso, como a qualidade de cada jogador.
Agora que entra um pouco de defesa ao técnico Arthuzinho. Ele pegou o time acabado que não tinha conseguido subir para segunda divisão no ano anterior. Foram mais de 30 contratações.
Mas gostaria de deixar claro que gosto muito do trabalho de Paulo Comelli, que apesar de ter pego uma base do sistema defensivo pronto, sistema este que Arthuzinho encontrou no jogo contra o Crac, no Octagonal final, na Fonte Nova, não tem encontrado facilidade pra montar o seu ataque.
Pra finalizar, Arthuzinho até a 18ª rodada tinha um bom sistema ofensivo, com rafael Bastos, danilo rios, fábio Saci e Moré, mas não tinha defesa. Já Paulo Comelli tem um bom sistema defensivo com Marcone, Rogério, Alison e Fausto, mas nao tem um ataque.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Balanço: 18ª Rodada do Campeonato Baiano (2007 x 2008)
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|