Já está todo mundo de saco cheio dessa boataria envolvendo Ronaldinho Gaúcho, Chelsea e Barcelona.
Vamos aos fatos:
1 - Ronaldinho Gaúcho não joga um futebol de nível desde antes da copa de 2006. Antes disso ele era um gênio. Hoje eu acho que, pelo futebol que vem jogando (quando joga) ele não teria lugar nem na seleção olímpica.
2 - Com certeza ele é um dos jogadores mais caros do futebol mundial e me parece que o Barcelona já cansou de sustentar as farras do brasileiro (daí a minha crença de que ele pode mesmo ir para o Chelsea na temporada que vem). O que ele tem que fazer agora é se concentrar em melhorar a forma física e voltar a jogar o futebol que o consagrou pra que a imprensa e o mundo pare de pegar no seu pé e volte a estar a seus pés.
3 - Se as pessoas não soubessem o que o Ronaldinho Gaúcho é capaz de fazer com a bola nos pés, a imprensa não daria tantas notícias sobre um jogador que está parado há tempos. O mundo inteiro está ansioso pela volta do futebol vistoso que fez com que ele fosse comparado a Maradona, mas a cada dia que passa e a cada notícia lida, fica mais difícil de acreditar nessa história.
Vamos às observações alheias:
1 - Existem vários jogadores que estão cercados de puxa-sacos que só atrapalham a sua carreira. Não estou dizendo que o Ronaldinho Gaúcho seja um deles, mas é fato que alguns jogadores, antes mesmo de chegar no time principal, já são tratados por empresários como craques dignos de camisa 10 da seleção canarinho, como se fossem o centro do universo. Muitos destes garotos até têm potencial para ser bons jogadores, muitos deles chegam a apresentar um bom futebol por algum tempo, mas chega uma hora que a fama sobe à cabeça e tudo começa a dar errado. O jogador vira sinônimo de problema e passa a ser persona-non-grata na maioria dos clubes. Vide Adriano, jogador que tinha tudo pra ser o centroavante da seleção brasileira e que há algum tempo foi rejeitado pelo Parma, que não o queria nem de graça.
2 - Não sou contra a figura do empresário no futebol, sou contra ao destaque que esta figura tem tido nos últimos tempos. Empresário não deveria dar entrevista garantindo ou desmentindo transferência. Empresário deveria ser apenas o cara que cuida da parte contratual do jogador de futebol e que seja o gerente da sua carreira e da marca que envolve o seu nome. Marcas de grandes atores e atrizes mundiais são tão - ou mais - valiosas que a marca dos jogadores brasileiros que são hoje destaque no futebol mundial. A diferença é que ninguém sabe o nome do empresário do ator...
Eu até me considero uma pessoa suspeita pra falar sobre o Ronaldinho depois da sua exibição na copa da Alemanha, mas neste post eu acredito ter sido completamente imparcial no que se refere a ele. Seria bom pro Brasil, bom pro Barcelona e principalmente bom para o Ronaldinho vê-lo dedicado e jogando novamente o futebol que encantou o mundo nos dois anos que antecederam a copa. Só depende dele mesmo (esse é o problema).
sexta-feira, 28 de março de 2008
Chega de Ronaldinho!
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|